Porque não devo usar Blogspot como dominio?

10:18 Postado por Lucas Reda

Blogar tem se tornado cada vez mais comum e todo dia novos blogs são criados, a maioria, ou grande parte deles, no Blogger.
Existe uma lenda que diz que blogs hospedados no Blogspot são mais rapidamente indexados pelo Google e, conseqüentemente, aparecem mais nos resultados de busca.

Bobagem, eu mesmo fiz a experiência, comparando o blog que tinha no Blogspot com o novo, com domínio próprio. O atual é, sem sombra de dúvida, não importa o que o Google diga à respeito quanto à indexação, indexado muito mais rápido do que o domínio gratuito. Enquanto no Blogspot levava até uma semana, com domínio próprio já aconteceu de um post ser indexado em pouco mais de 48 horas.
O Blogger diz, em seus termos de serviço, que um blog criado ali existirá por prazo indeterminado, mesmo que o dono publique um post a cada 5 anos. Mentira, blogs são deletados aleatoriamente, ao bel-prazer dos administradores. Como eu sei? Aconteceu comigo, o embrião desse blog foi criado lá e, um belo dia, desapareceu como por mágica. Não houve descumprimento dos termos e também nenhuma explicação do porquê. Simplesmente foi deletado
Isso leva a outra questão, o pagerank. Você cria um blog, dedica-se, capricha, até o dia em que tem uma boa visitação, quando não ótima, e um pagerank alto. Aí temos duas variáveis, a saber:
  1. seu blog não tem pagerank nenhum, o domínio Blogspot é que tem. Você não poderá transferir seu blog para lugar nenhum e, mesmo que pudesse, ninguém em sã consciência quer seguir utilizando um domínio de terceiros depois de ter sucesso. E se resolverem deletar seu blog sem prévio aviso, lá se foi o sucesso junto.
  2. Hackers mal-intencionados (ou crackers) ficam de olho em domínios hospedados no Blogspot com pagerank a partir de 3. É fácil como tirar doce de criança invadir a conta e mudar o blog de dono. Depois é só colocar um redirecionador (3 ou 4 linhas de código) e mandar todo o tráfego que você levou tempo para construir direto para alguma página pornô ou de propaganda do enlarge your penis. Como eu sei? Aconteceu comigo também, eu tinha um blog de fins puramente lucrativos (e estava lucrando realmente) que ia muito bem obrigado. Até um belo dia em que digitei a url e apareceu um sistema de busca tosco no lugar dele. Tinha sido “abduzido” e lá se foi quase um ano de trabalho.
Diferentemente do que muita gente pensa, registrar um domínio é barato e hospedagem também não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você quer ter um blog “à sério” e, eventualmente, ganhar algum (ou muito) dinheiro com ele, esqueça serviços gratuitos como o Blogger. Praticamente tudo que você construir ali, será perdido quando partir para o domíno próprio.
Quer mais motivos? La vai:
O Blogger é um serviço direcionado para amadores, simples assim. Não dá suporte à trackback nem à infinidade de opções que Wordpress (de longe a melhor plataforma blogueira que já inventaram, não é à toa que o slogan é, em outras palavras “state of the art blogging platform”) oferece. Trackback, para quem não sabe, é uma espécie de comentário automatizado. Você escreve um post linkando o post que alguém escreveu em outro blog. Lá no post linkado aparecerá um comentário com um trecho do que você escreveu, linkado para seu blog. É uma ótima ferramenta de interação e atrai leitores para seu conteúdo, além de notificar o dono do outro blog de que ele foi linkado por você.
Concluindo, vale lembrar que se você tem um blog apenas para contar o que fez no final de semana ou publicar aqueles poemas que escreve nas horas vagas, o Blogger é seu lugar ideal. Sem ofensa, mas se acontecer algo com seu blog, basta começar um novo e tudo bem.
Já se você pensa em construir algo com fins lucrativos e duradouro, registre um domínio, contrate um serviço de hospedagem e comece da maneira certa. Conselho de quem já passou por isso e sabe que não vale a pena perder tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

PageRank
Bookmark and Share