Site novo com page rank 5 em poucas semanas?
09:48 Postado por Lucas Reda
Por Ricardo Vaz Monteiro
Muitas técnicas de Search Engine Optimization (otimização da posição nos instrumentos de pesquisa) são descobertas e usadas empiricamente já que o Google, o senhor de todos os instrumentos de pesquisa, divulga muito pouco sobre como seu sistema de ranqueamento funciona.
Quando uma técnica é testada e funciona, algumas teorias podem lhe ser atribuídas, embora estas teorias dêem embasamento racional, são apenas suposições comprovadas pela prática.
Uma das técnicas que eu descobri, testei e uso tem como objetivo elevar rapidamente o page rank de um site novo em poucas semanas. Esta técnica tem sua eficácia empiricamente comprovada, porém posso apenas criar hipóteses para explicar seu funcionamento.
Como todos nós sabemos, o sistema de ranqueamento do Google funciona como um gerenciador de reputações. Reputação de um domínio. Todos os dias, mais de 30.000 domínios gTLDs (Generic Top Level Domain, exemplo, domínios terminados em; .COM, .NET) expiram, ou seja, são deletados da base ativa de domínios da VeriSign e são disponibilizados para o mercado. A grande maioria destes domínios deletados já possui uma REPUTAÇÃO cadastrada no Google devido seu passado. Muitos domínios expirados são antigos e possuem alto page rank!
A técnica que descrevo é simples e permite elevar o page rank de um site novo, com page rank zero, para page rank 5, ou mais, em poucas semanas. É pouco ortodoxa, não deve ser incentivada, mas acontece na vida real.
Basta adquirir vários domínios expirados com page rank elevado e usar o redirecionamento HTTP 301 para transferir a reputação antiga do domínio expirado para seu novo site. Caso você queira, opcionalmente poderá usar o comando CNAME dentro do DNS e obterá o mesmo resultado.
Esta técnica permite rapidamente retirar um site do sandbox do Google e elevar seu page rank em poucas semanas já que transfere a reputação de um domínio para o outro. O Google divulga que “zera” as reputações quando um domínio é deletado, porém, na prática isso não tem ocorrido. Talvez eles zerem a reputação só de alguns domínios, ou apenas apaguem o page rank mas mantenham sua data de criação.
O sistema da VeriSign que disponibiliza diariamente os domínios deletados teve como efeito colateral a criação de um mercado de reputações, que podem ser adquiridas, vendidas ou transferidas. A compreensão deste fenômeno é grande no exterior e diversos jogadores já atuam profissionalmente neste novo mercado.
Porém, este jogo só pode ser jogado pelas empresas credenciadas pela ICANN como Registrars, ou seja, distribuidores diretos de domínios gTLDs. Estes distribuidores têm acesso direto e privilegiado ao arquivo de zona de DNS da VeriSign e sabem com antecedência que domínios serão deletados e qual o page rank de cada um.
O processo de credenciamento de uma empresa como Registrar pela ICANN é extremamente complexo e tem diversos tipos de exigências: técnicas, administrativas, securitárias e financeiras. Muitos Registrars têm trabalhado na compra, venda e monetização de domínios deletados devido à reputação e tráfego que estes domínios possuem. Este é um novo modelo de negócios que mescla o mercado de registro de domínios, links patrocinados e search engine optimization.
Acredito que o mercado de Search Engine Optimization operado pelas agências deve seguir o caminho high-end do mercado, ou seja, aquela otimização básica, sem muito esforço, pão-com-manteiga, deve ser totalmente dominada pelo mercado fragmentado, onde pequenos consultores e webdesigners irão incluir SEO no seu mix de produtos.
E caberá às agências de SEO migrar para o segmento mais especializado do mercado, onde o valor agregado pela melhoria da posição no Google valerá tanto que SEO de resultados será pago a preço de ouro.
E isso só poderá ocorrer se a agência entender profundamente, ou no mínimo, tiver um parceiro estratégico no mercado de registro de domínios e aftermarket. [Webinsider]
Web Insider
0 comentários:
Postar um comentário