Como conseguir backlinks e aumentar o pagerank

12:34 Postado por Lucas Reda

Depois que o meu blog caiu no pagerank eu comecei a perder muitas oportunidades de posts pagos. Por mais que o pagerank não importe, e realmente não importa já que seu site continua no mesmo ranking, para os anunciantes importa.

A gente pode reclamar, dizer que o site continua o mesmo, mas os anunciantes não querem nem saber. O engraçado é que pessoas com blogs com pagerank alto entram nos programas de post pago e aceitam qualquer review de cinco dolares.

Se seu blog tem pagerank alto não aceite menos de 20 dolares, por favor. No Sponsored Reviews você pode criar uma conta como Blogger, não paga nada, e ainda tem acesso a reviews de valores bem altos. Tem review de 500 dolares, por exemplo. Mas só se seu pagerank for acima de 4.

De um a quatro você vai encontrar oportunidades de diversos valores e bem frequentes.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. O que eu queria contar pra vocês é o que eu andei descobrindo essa semana. Na verdade é tudo muito óbvio, vocês vão ver.

Um site fica bem no pagerank e no ranking nos mecanismos de busca quando existem links dele para sites de qualidade e quando existem links de sites de qualidade para ele.

Então eu posso linkar para um blog super conhecido, que esteja muito bem na fita, com alto pagerank, e isso vai ser bom pro meu blog. Da mesma forma, se meu site for linkado em um outro blog de qualidade eu ganho pontos.

Mas não adianta eu colocar um link do tal blog aqui e implorar pra eles colocarem o meu lá. Além de ser meio inútil, ainda se constitui em link recíproco, que o Google detecta rapidinho.

Tem que ser uma coisa natural. Outro dia um ótimo blog colocou meu blog no blogroll dele. Eu não pude linkar nem colocar no meu blogroll. O Google pode achar que eu e o dono do outro blog fizemos um acordo.

Então como criar backlinks naturais?

Ontem eu descobri um movimento chamado Do Follow. A idéia, pelo jeito, surgiu no ano passado, mas ainda tem muita gente que ainda está fazendo isso.

Há alguns anos o Google criou a tag nofollow com a intenção de diminuir a quantidade de spam que os blogs estavam recebendo nos comentários. Claro que isso acabou sendo muito mais útil para o Google, já que com a tag colocada nos links, seja nos comentários, seja nos artigos, os links não são seguidos pelo motor de busca e assim o pagerank não é passado adiante.

A diluição do pagerank é o que impulsiona o mercado de posts e links pagos. O blog tem um pagerank alto, coloca um link para um site com pagerank 0, o que, somado a milhares de outros blogs com pagerank alto fazendo o mesmo significa que o pagerank do anunciante vai aumentar.

Colocando o nofollow isso não acontece.

Até aí, tudo bem. Acho que o Google tem todo o direito de não querer que o pagamento por parte de um anunciante influencie os motores de busca.

Mas o problema são os comentários. Comentários, na maioria das vezes, são feitos porque o usuário gosta do blog ou quer alguma informação. Ele não está pagando para isso.

Comentários são bem vindos sempre. Os blogs vivem disso e nada mais justo que tentar atrair o maior número de leitores para o blog.

Leitores de blogs normalmente também têm um blog e querem que as pessoas o visitem. Querem que o blog seja conhecido. Então a melhor maneira de fazer isso seria recompensar o leitor que deixa um comentário retirando a tag nofollow do comentário.

Ao fazer isso, o autor do blog permite que os motores de busca sigam o link do leitor o que fará com que o outro blog tenha uma posição melhor no ranking.

O Wordpress vem com nofollow nos comentários como padrão. É meio complicado tirar tudo manualmente, mas existem plugins que resolvem esse problema.

Se você quer se unir à causa basta instalar o plugin, colocar um aviso no seu blog e esperar os comentários e muitas visitas.

Só preciso lembrar que o plugin só permite que o comentário seja dofollow depois do terceiro comentário pelo mesmo autor. Eu sei que isso é chato, mas ainda não consegui mudar.

Depois procure blogs com Do Follow nos comentários e comente colocando seu link. Dessa forma você vai aumentar muito a visibilidade do seu blog e em pouco tempo seu pagerank vai aumentar.

Bom, essa última parte eu não posso garantir. Estou tentando fazer isso agora e preciso esperar o próximo update do pagerank e ver o que acontece.

Donos da postagem:Subsolo

0 comentários:

Postar um comentário

PageRank
Bookmark and Share